sábado, março 21, 2009

Normal e Fractal - patalogia ou diversidade?



Muitas condições humanas podem ser reconhecidas como fruto da diversidade natural humana, ou podem ser consideradas como patologias, transtornos ou problemas físicos e mentais.

Nosso assunto é sexo - a conformação sexual - gonadas e genitais - e de genero - a auto-percepção do próprio gênero.

Como podem observar na figura ao lado, a mesma situação pode ser mapeada com base em dois modelos matemático-estatísticos fundamentais: um "gaussiano ou normal" e outro "fractal".

A principal diferença entre eles é que no gaussiano se pode definir médias estáveis - e dispersões dessa média. O médio seria NORMAL e olonge da média ANORMAL (o que torna fácil a patologização do longe da média ou anormal).

Na distribuição fractal, por outro lado, a média não se estabiliza, ela é sempre transiente - com o passar do tempo ou o aumento da quantidade de informações - como os sistemas de criticalidade como descrito para o cérebro no post anterior.

Cabe então perguntar - na natureza e nos assuntos sexo e genero, o sistema é fractal ou gaussiano?

Se fractal, só podemos falar de DIVERSIDADE e não de normalidade.

Hoje sabemos que o sistema de genero e de auto-percepção de gênero É FRACTAL

Clique Aqui para ver porque.

Existem evidencias suficientes hoje em dia para nos permitir sempre questionar a patologização exacerbada de casos naturalmente INCOMUNS - mas não necessariamente ANORMAIS - e muito menos patológicos "a priori" como faz historicamente a psiquiatria e psicologia - geralmente conduzidas mais por ideologias do que por verdadeiras evidencias científicas.

Nenhum comentário: